Sem categoria

Mounjaro: cenário atual no Brasil e no mundo, evidências científicas e impactos na estética Introdução

Mounjaro® (tirzepatida) é um remédio que surgiu para tratar diabetes tipo 2, só que bombou mesmo por causa dos seus bons resultados na perda de peso. De uns tempos para cá, virou assunto não só entre os médicos que cuidam de hormônios, mas também no mundo da estética, gerando discussões sobre a ciência por trás, a ética e as regras para usar. Vamos dar uma olhada em como está o Mounjaro hoje no Brasil e lá fora, com base no que a ciência anda mostrando e no que está rolando no mercado.

O que é esse Mounjaro e como ele age?

A tirzepatida meio que imita dois hormônios ao mesmo tempo: o GIP e o GLP-1. Isso faz o quê?

* Tira a fome.
* Aumenta a sensação de estar satisfeito depois de comer.
* Ajuda a controlar o açúcar no sangue.
* Faz você perder peso de verdade.

Estudos mostram que a tirzepatida pode te fazer emagrecer mais do que outros remédios parecidos, tipo a semaglutida, principalmente se você tem obesidade com outros problemas de saúde juntos.

E o Mounjaro ?

Por aqui, o Mounjaro chamou a atenção assim que foi liberado pela Anvisa. A princípio, era só para diabetes tipo 2, mas logo começou a ser falado para emagrecimento e estética.

O que está rolando no Brasil:

* Muita gente quer saber se ele funciona mesmo e se é seguro.
* É caro, então nem todo mundo consegue usar.
* Os médicos estão receitando cada vez mais.
* O pessoal vive discutindo se pode usar para fins estéticos, mesmo sem ser para diabetes ou obesidade.

A galera, principalmente médicos, estudantes de estética e quem quer perder peso, está buscando cada vez mais informações sobre o Mounjaro.

Lá fora

Em países como Estados Unidos, Reino Unido e alguns da Europa, o Mounjaro já pegou. Os médicos estão prescrevendo bastante, tanto para diabetes quanto para obesidade.

O que está acontecendo no mundo:

* Cada vez mais gente está usando.
* Está sendo usado para tratar obesidade também.
* Estão fazendo mais estudos para ver se é seguro a longo prazo.
* Vivem comparando com o Ozempic® e o Wegovy®.

Os especialistas de fora estão dizendo que a tirzepatida pode virar um dos remédios mais usados para obesidade nos próximos anos, porque funciona bem para algumas pessoas.

O que isso muda na estética?

Na estética, o Mounjaro é visto como uma forma de diminuir a gordura, modelar o corpo e baixar o IMC. Só que os especialistas avisam que pode ter efeitos ruins, tipo:

* Perder massa muscular.
* Ficar com a pele flácida.
* Mudar o metabolismo.

Por isso, usar o Mounjaro para fins estéticos tem que ser bem pensado, sempre com um profissional de olho e focando na saúde geral da pessoa.

Pensando na ética e na ciência

Mesmo com os resultados bons, usar o Mounjaro sem critério levanta questões éticas. Ele não substitui uma vida saudável, e usar só por beleza tem que ser discutido com base no que a ciência diz e se é seguro.

Os estudos mostram que tratar obesidade tem que ser um trabalho em equipe, com mudanças no estilo de vida, acompanhamento de um nutricionista e avaliação médica constante.

Resumindo

O Mounjaro é um passo importante para tratar diabetes tipo 2 e obesidade, e está mexendo com o mundo da estética. No Brasil e no mundo, o assunto está crescendo, por causa dos resultados que as pessoas estão vendo e porque todo mundo quer saber mais. Mas tem que usar com cuidado, seguindo o que a ciência diz e pensando na segurança e na ética.

 

Brasil
ANVISA. Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para perda de peso. Brasília, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa. Acesso em: 19 jan. 2026.
AGÊNCIA BRASIL. Anvisa aprova Mounjaro para tratamento da obesidade e sobrepeso com comorbidades. Brasília, 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 19 jan. 2026.
CNN BRASIL. Brasil é o segundo país que mais pesquisa por Mounjaro e Ozempic no mundo. São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 19 jan. 2026.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Lançamento do Mounjaro no Brasil: indicações, preço e regulamentação. Brasília, 2025. Disponível em: https://site.cff.org.br. Acesso em: 19 jan. 2026.
🌍 Internacional
ELI LILLY AND COMPANY. Mounjaro™ (tirzepatide): clinical efficacy and safety results. Indianapolis, 2024. Disponível em: https://investor.lilly.com. Acesso em: 19 jan. 2026.
JASTREBOFF, A. M. et al. Tirzepatide once weekly for the treatment of obesity. New England Journal of Medicine, v. 387, n. 3, p. 205-216, 2022. DOI: 10.1056/NEJMoa2206038.
RUBINO, D. et al. Effect of tirzepatide on body weight in adults with obesity. The Lancet, v. 400, n. 10355, p. 711-722, 2022. DOI: 10.1016/S0140-6736(22)01426-6.
REUTERS. Eli Lilly plans global expansion of Mounjaro, including Brazil and emerging markets. Londres, 2025. Disponível em: https://www.reuters.com. Acesso em: 19 jan. 2026.
U.S. FOOD AND DRUG ADMINISTRATION (FDA). FDA approves tirzepatide for type 2 diabetes treatment. Silver Spring, 2022. Disponível em: https://www.fda.gov. Acesso em: 19 jan. 2026.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *